5 coisas a fazer no Porto Santo
(o ano inteiro)

Há o mito de que o Porto Santo é só praia, mas a ilha, apesar de pequena, tem muito para oferecer. Inclusive, é um destino onde consegues ter clima de verão o ano quase todo. E se vos disser que já fiz praia no Natal? Pensam que foi num paraíso qualquer do hemisfério sul, mas não, foi mesmo no Porto Santo. Felizmente existem várias actividades a fazer no Porto Santo o ano inteiro. O maior desafio para visitara ilha noutra estação, que não o verão, são os acessos. Neste artigo, podes encontrar todas as formas de chegar à ilha no inverno. 

1. Aventurar-se nos desportos náuticos o ano inteiro

Podes disfrutar do mar de uma forma diferente com a On Water Academy, na praia do Cabeço, onde há disponibilidade de aulas de Stand Up Paddle Surf, Windsurf, Surf, Kitesurf (ou apenas aluguer de equipamento). Há desportos para todo o tamanho de ondas!
 
Aberto todos os dias das 9h30 às 19h. Reservas através do +351 96 48 38 535

2. Descobrir uma natureza diferente na vereda do Pico Branco – Terra Chã

Esta vereda tem início na estrada regional 111, na zona da Serra de Dentro. Tem 2,7 km de extensão (+ 2,7 km de regresso) e uma duração de 2 a 4 horas. Durante todo o percurso encontramos algumas espécies de flora endémica desses picos e da ilha, assim como diversas espécies de aves que acompanham o passeio. Para mim é o percurso pedestre mais bonito do Porto Santo!

3. Estar cara a cara com a cultura da ilha na Casa da Serra

A Casa da Serra fica localizada na Estrada Regional 111, na zona da Serra de Dentro. É uma casa com mais de 2 séculos onde podemos saborear não só a história, mas também a cultura, gastronomia e tradições do Porto Santo. A entrada é livre, mas aconselho marcar uma visita guiada através de uma agência. 

4. Alugar uma moto 4

A moto 4 é a forma mais divertida de conhecer os trilhos fora de estrada mais bonitos e naturais da ilha, pouco acessíveis com outros meios de transporte.
O melhor local para alugar este veículo é na Auto Acessórios Colombo, que tem uma loja no centro da cidade e outra junto à zona hoteleira. Os preços são acessíveis e o staff muito simpático, que dá dicas sobre os segredos bem guardados do Porto Santo. Das melhores actividades a fazer no Porto Santo o ano inteiro!

5. Provar boa poncha

No Porto Santo existem diversos bares/cafés onde se vende poncha, a famosa bebida do arquipélago, mas tenho dois preferidos. Um para durante o dia e outro para beber à noite.
 
A Fava Rica é um pequeno quisosque na praia do Ribeiro Salgado. Famosa pelas suas favas avinagradas, é o sítio ideal para disfrutar de uma das melhores ponchas regionais da ilha, servida num copo frio. 
 
A Boutique da Poncha é um espaço amplo e bonito no centro da cidade. É possível encontrar ponchas de mais de 10 sabores, todas feitas na hora. Podes também pedir um metro de poncha, são 24 shots de poncha de diferentes sabores. 

PARTILHA NAS TUAS REDES

BIA DRUMOND DIAS

Viajante de coração e sonhadora de profissão, estou sempre à procura da próxima aventura. Já conheci mais de 15 países, muitos deles durante o ano em que trabalhei como Assitente de Bordo. Agora aspiro voos mais terra a terra com os habitantes do mundo inteiro!

LÊ MAIS