viajar para o porto santo

Como viajar para o Porto Santo

Ainda hoje sou questionada quando digo que sou do Porto Santo. “Isso é nos Açores, certo?”, “isso fica onde?”, “É em Portugal?”, “Como posso viajar para o Porto Santo?”.
 
A falta de conhecimento sobre o Porto Santo é imensa e quando mostro uma foto, recebo cdaras boquiabertas. Muita gente não tem noção da beleza da ilha, nem sabem que a melhor praia do país fica lá.
 
Passo a vida a convidar pessoas a visitar a ilha, mas infelizmente, não é o sítio mais fácil para se chegar.

Viajar para o Porto Santo

No inverno

Não se pode dizer que o Porto Santo tem inverno. As temperaturas raramente descem abaixo dos 12° e a temperatura da água ronda os 16°, 17°. Já dei muitos mergulhos entre Dezembro e Março.
Para chegar ao Porto Santo entre Outubro e Maio, só costuma existir um voo directo da TAP, habitualmente ao sábado.
 
Fora esse dia, só é possível chegar à ilha através da Madeira, que tem voos diários de Lisboa e do Porto, mesmo em tempos de pandemia. É uma boa oportunidade para passar um ou dois dias na ilha vizinha. Da Madeira há duas formas de aceder ao Porto Santo, de barco ou de avião.
 
O voo inter ilhas é operado pela Binter Canárias e pode ser comprado no site da companhia, online ou através de alguma agência. É possível comprar um bilhete corrido até ao Porto Santo e assim despachar a bagagem até ao destino final.
A viagem de avião dura em média 12 minutos e o avião é bem confortável.
 
Para apanhar o barco é necessário passar pelo menos uma noite no Funchal, a não ser que se chegue à Madeira na sexta de manhã e se apanhe o Lobo Marinho que vem às 19h. O barco só faz uma viagem por dia, todos os dias menos à terça. Exceptuando a sexta-feira, sai do Funchal às 8h e regressa pelas 18h.
 
A viagem de barco dura 2h30. O barco é grande e confortável. Tem salão de jogos, cinema, sala de crianças, diversos bares e restaurantes. Para quem não é bom marinheiro, como eu, aconselho tomar um comprimido para o enjoo antes de embarcar. O mar entre as ilhas costuma ser traiçoeiro, mesmo em dias de bom tempo.

No Verão

O Verão é, obviamente, a época em que o Porto Santo atinge o maior número de visitantes. As temperaturas são mais altas e o clima melhor, sendo que a temperatura da água chega a atingir os 24ºC.
 
As formas de viajar para o Porto Santo são semelhantes às do inverno, exceptuando que a frequência de transportes é maior.
 
Em Agosto de 2020 a Tap está com 4 voos directos semanais para a ilha do Porto Santo, existindo também voos charter do Porto e Lisboa operados pela Sata Air Açores.
 
Já o barco que liga a Madeira e o Porto Santo opera numa base diária.
 
Confesso que não é o sítio mais fácil de se chegar, até porque os preços practicados nas transportadoras não são muito sorridentes, mas garanto-vos que compensa todo o esforço!
 
A ilha é calma e familiar, com uma segurança extraodinária, muito agradável para viagens em família, mas também para jovens que querem aproveitar a praia, boa comida e boa bebida. É uma ilha muito completa, principalmente no verão, onde existem mais actividades que se podem realizar.

PARTILHA NAS TUAS REDES

BIA DRUMOND DIAS

Viajante de coração e sonhadora de profissão, estou sempre à procura da próxima aventura. Já conheci mais de 15 países, muitos deles durante o ano em que trabalhei como Assitente de Bordo. Agora aspiro voos mais terra a terra com os habitantes do mundo inteiro!

LÊ MAIS